terça-feira, 27 de março de 2018

Biodiversidade: A vida em todas as suas formas


Existem conceitos que apesar de desconhecermos estão a nossa volta e fazem parte da nossa vida. Assim como todo o conjunto de seres vivos, a fauna, flora que forma a biodiversidade no globo terrestres. 

Entendendo melhor esses conceitos e como funcionam fica mais fácil procedermos para sua proteção de forma consciente e efetiva. Hoje vamos entender o conceito de biodiversidade.




O que é  a Biodiversidade e qual sua importância?


A biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies; à diversidade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos; à variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; às diferentes comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Ela inclui a totalidade dos recursos vivos ou biológicos, e dos recursos genéticos e seus componentes.

Foto: Marcela Santos

A Convenção sobre Diversidade Biológica, em seu artigo 2º, define biodiversidade ou diversidade biológica como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; e, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
Biodiversidade ou diversidade biológica (grego: bios, vida) diz respeito à variedade de vida.

Foto: Marcela Santos

Segundo informações do IBAMA, o Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta, que é qualificada pela diversidade de ecossistemas, de espécies biológicas, de endemismos e de patrimônio genético, por essa razão o país é considerado megabiodiverso, reunindo pelo menos 70% das espécies vegetais e animais do planeta.

O Brasil concentra 55 mil espécies de plantas superiores (22% de todas as que existem no mundo), muitas delas endêmicas; 524 espécies de mamíferos; mais de 3 mil espécies de peixes de água doce; entre 10 e 15 milhões de insetos (a maioria ainda por ser descrita); e mais de 70 espécies de psitacídeos: araras, papagaios e periquitos.

Foto: Marcela Santos

No Brasil estão quatro dos biomas mais ricos do planeta: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal que, infelizmente, correm sérios riscos.

O Brasil possui a maior rede hidrográfica do mundo, sendo que 13% (treze por cento) da água doce do planeta está aqui.


Foto: Marcela Santos


Gostou? Conheça nossa página no Facebook. Não esqueça de curtir e compartilhar.  E retire agora mesmo a sua apostila sobre crimes ambientais, clicando na imagem abaixo:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxsaW5kYWJpb3NmZXJhfGd4OjM3NDQwMzM0MDk1ZTZmMw

Ajude a proteger nosso Planeta. Muito obrigado.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...